top of page
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco

Direito & Formação Humanística

Público·5 membros

O Fim do Anonimato? A Biometria e a Privatização da Identidade

A conveniência dos sistemas de reconhecimento facial e de impressões digitais está em toda parte, de aeroportos a smartphones. Mas o que acontece quando nossa identidade biológica se torna uma forma de moeda, usada por governos e empresas sem nosso consentimento total? O direito à privacidade, que já era um desafio na era digital, se torna ainda mais frágil quando nosso próprio corpo é a fonte de dados.

A lei tenta criar barreiras, como a LGPD, para proteger esses dados sensíveis. Mas a questão filosófica é mais profunda: a minha face ou minha impressão digital são minha propriedade? O Estado ou uma corporação tem o direito de coletar essa informação que está intrinsecamente ligada à minha autonomia física e identidade? A vigilância biométrica cria um ambiente onde o anonimato deixa de existir, levantando questões sobre liberdade e o que significa ter controle sobre si mesmo.

Refletimos: A biometria é a ferramenta mais eficiente para segurança e conveniência, mas estamos dispostos a entregar a nossa identidade biológica ao Estado e às empresas por esses benefícios?

4 visualizações

membros

Acompanhe o Direito em Prismas!

Por favor, Insira abaixo o seu nome e e-mail para receber conteúdos e novidades exclusivas do Direito em Prismas.

Obrigado pelo envio!

© 2025 Direito em Prismas. Por Optimus Tecnologia

bottom of page